4 Razões para ter São Tomé e Príncipe como seu destino de férias

Nasce em São Tomé onde vive até os meus 18 anos, desde então já visitei alguns países da Europa e da América do Sul, mas nada se comparam as chamadas “Ilhas maravilhosas”.

São Tomé e Príncipe, duas ilhas irmãs, antigas colónias portuguesas situados no Golfo da Guiné, atravessado pela linha do equador e banhado pelo mar atlântico.
Com um clima tropical húmido, onde as temperaturas variam entre 21 aos 30 ºC  é mesmo nos meses de verão(Gravana) em  que não temos chuva  no arquipélago.

Está a aproximar-se as férias do verão, está na altura de escolher os melhores destinos, quer seja com os amigos ou com a família, até mesmo sozinho.

Deixo aqui algumas razão para ter São Tomé e Príncipe com seu destino de férias do verão.

 1. As pessoas

Pessoas incríveis de simpatia encantadora, pessoas dispostas a ajudar e não recebem nada em troca. Sei que é muito complicado falar do meu próprio povo, por isso deixo algumas citações de Isabel Saldanha, escritas no blog Isabelsaldanha.com.

” De todos os países onde já tive, nenhum deles, bate a simpatia das pessoas deste país. Nem a delicadeza de alguns povos da Ásia, supera a disponibilidade sorridente das pessoas que conheci todas as vezes que aqui vim. Talvez ajude que a cultura do turismo, em crescente, não tenha minado a ilha de interesses estratégicos e pedinchices. As crianças pedem doces à beira estrada quando abrandamos para contemplar a paisagem. E ainda que não seja aconselhável andar pela ilha a distribuir cáries, até isso é doce, quando comparando com a descarada mendicidade de alguns países, onde os habitantes não se inibem de cobrar dinheiro por cada foto tirada, depois de se fazerem à pose. Apesar do aspecto degradado das sanzalas (casas dos antigos trabalhadores das roças, convertidas em habitações comunitárias) pode percorrer descontraído as ruas e falar com as pessoas. Haverá poucas que se escusarão a falar, e o mais difícil mesmo, vai ser abandonar o pedaço dessa experiência para seguir viagem. Eu adoro boas conversas, por isso, demoro-me com frequência nas roças a conversar com os locais. É pela voz de quem aqui mora que se conhece o espírito do povo. Não dê dinheiro, em troca da generosidade genuína, de quem conversa a troco de nada. Ofereça antes uma cerveja gelada e sente-se a beber com as pessoas, ou compre-lhes fruta para ajudar a pequena economia local.”

     Moradora da Roça de Uba Badu a comer Jaca | Ilha de São Tomé

    Farmacêutico/ Ilha de São Tomé

Como estes, há inúmeros depoimentos sobre as pessoas do arquipélago na Internet, é só procurar.

2. Natureza

Não há palavras para descrever a natureza Santomense. Considerada uma das mais importantes de toda África, em termos de biodiversidades, é na ilha do Príncipe onde se encontra o maior numero de espécies endémicas.  Palavras para quê, veja em seus próprios olhos.

Paraíso Tropical


3.Lugares para visitar

Na minha opinião não deves sair de São Tomé e Príncipe sem conhecer todas nas roças, só mesmo na Ilha de São Tomé existem cerca de 150 roças, antigas plantações de café, cacau e côco.

– O Pico Cão Grande

– Museu de São Tomé

– Padrão dos Descobrimentos

E muito mais….

4. As Praias

As praias são certamente os pontos mais atractivos do Arquipélago. A temperatura da água é excelente e a mesma é cristalina e transparente. Melhor de tudo é o sossego, muito pelo facto de não serem muito visitadas nos dias de semana, temos uma praia só para nós, da-nos a sensação de estar no paraíso.

– Praia PM – Junto ao Museu de São Tomé

– Praia Lagoa Azul – azul pela cor das águas. Praticamente não tem areias.

– Praia Governador – Norte de São Tomé

– Ilhéu das Rolas – Principal ponto para is turistas, gerido pelo grupo Pestana.

– Ilhéu Bom Bom

Estas são apenas alguns exemplos, existem  inúmeras praias para descobrir em São Tomé.

Não há razoes para não visitar “as Ilhas Maravilhosas”, garanto que terá umas férias de verão incríveis e inesquecíveis. E não esqueça de acompanhar as realidades santomenses na TVS em directo no youtube. 

Fontes: http://isabelsaldanha.com/ http://viagemastomeprincipe.blogspot.pt/
Fotos: Tripadvisor, Isabel Saldanha
Vídeos: Step in London